26. O camelô na praça

Um motivo suficiente para incentivar ou levar alguém a fazer alguma coisa. Motivação é algo que parte de dentro, dos valores próprios. Inferências externas podem promover algum resultado quando estiverem de acordo com os valores internalizados. Fatos externos podem provocar algum resultado se conseguirem atingir os conceitos internos, pessoais. Depende muito da carência de cada um. Muito se tem discutido quanto a validade de muitas premiações e competições de vendas. Algumas empresas gastam verdadeiras fortunas em promoções de vendas para suas equipes e poucas conseguem alcançar os resultados almejados. O ambiente de competição interna, se de um lado pode provocar maior produtividade, por outro pode conduzir as equipes a um ambiente desfavorável quanto ao relacionamento interno e até provocar desgaste da própria empresa junto ao mercado. Ās vezes uma brincadeira qualquer supera todas as expectativas.

Havia uma competição muito acirrada entre o Armando e um colega seu de equipe, pela primeira colocação mensal em vendas. Num dia 30, Armando estava com 15 vendas e seu adversário com 14, pelo que o chamou de "picareta".

- Vamos ver que é "picareta ", quem perder neste mês vai vender uma dúzia de pentes na Praça da República.

Toparam a aposta e partiram para o último dia de produção do mês.

No dia seguinte, dia 31, Armando chegou com mais três vendas e o outro entrou com mais cinco; 19 a 18, foi a contagem final, ficando o Armando em segundo lugar.

Depois da reunião a equipe toda foi para a praça, quando o Armando teve que passar numa drogaria e comprar uma dúzia de pentes, para vender.

Espalhados pela Praça da República, estavam todos os vendedores da equipe liderados pelo campeão, enquanto o nosso amigo tentava oferecer pentes. Demorou 30 minutos para vender o primeiro, e mais 25 para vender todos os outros. Foi só pegar a prática.

No dia seguinte, o gerente convocou uma reunião, e criticou duramente o procedimento da equipe.

- Mas senhor, foi só uma brincadeira, ninguém usou o nome da empresa!

-Pois é exatamente da brincadeira que estou falando. Por causa de uma brincadeira, vocês conseguem trazer num dia a produção de 10 dias, enquanto toda conversa séria, prêmios e comissões, não conseguem fazer com que trabalhem assim o mês inteiro. Está tudo errado!