9. Calendário sensual

A pesquisa de mercado, o levantamento prévio dos dados do cliente, são algumas das atribuições específicas e necessárias para o bom desempenho do vendedor. Confiar só na sorte ou confiar demais nas próprias habilidades e artimanhas podem não ser um bom negócio.

Naquela época não era nada comum a estampa de mulheres nuas em calendários, nem havia revistas de sexo tal como hoje. Armando conseguira numa gráfica de um cliente, uma certa quantidade de estampas de mulheres nuas em calendários de bolso.

Ao remexer nas coisas da pasta de apresentação do seu produto, Armando deixava deslizar para a mesa dois ou três calendários. Geralmente o comprador, ou pretenso cliente, gostava do que via e pedia para ficar com aquilo. O vendedor dizia que só tinha aqueles exemplares, que era muito difícil conseguir, que era muito valioso, etc., tudo para valorizar o presente que acabava deixando para o comprador como se tivesse sido vencido.

Dado esse momento inicial, o próximo passo era conseguir que o comprador, por sua vez, cedesse na realização do pedido.

Numa dessas investidas, ao abrir a agenda e deixar escorregar um calendário, o cliente indignado imediatamente chamou a secretária para que acompanhasse o vendedor até a saída e deixasse instruções na portaria para que não mais lhe fosse  permitida a entrada.

Armando não tivera o cuidado de pesquisar os dados do cliente que era um pastor evangélico.